SALTO GRANDE MINHA TERRA
Plano de Aula
Plano de Aula
Professoras
Maria
Alessandra Dubowski Nascimento
Objetivos
Conhecer a cidade de Salto Grande, que completou 100
anos em Dezembro de 2011.
Série
1º ao 4º anos do EJA – Educação de Jovens e Adultos
Material utilizado
Computadores, Data-Show do Proinfo, Caixa de Som, Aparelho
de DVD, CD, Câmera Fotográfica Digital, Câmera de Vídeo Digital.
Programas de computador: Internet: Google Mapas e
Satélite, Word e PowerPoint.
Objetivo
Mostrar
aos alunos, cuja maioria não é nascida e crescida em Salto Grande, a história e
o hino em fotos e vídeos, os mapas e o clima da cidade.
Desenvolvimento
Mostrar
a história da cidade de Salto Grande aos alunos
Identificar o espaço onde vivem através de mapas;
Leitura e Escrita do Hino e história da cidade;
Conteúdo da aula
Utilização
de DVD comemorativo dos 100 anos da cidade no Data-Show;
Apresentação da cidade no Google Mapas;
Audição do Hino da Cidade;
Utilização do Microsoft Word 2007 para escrita do
Hino de Salto Grande;
Utilização do Microsoft PowerPoint 2007 para digitação
da história da cidade
Duração das Aulas
Horário noturno: aulas de 50
minutos durante 5 semanas: 21/05/2012 à 18/06/2011.
RESULTADOS
Na primeira aula tivemos uma
apresentação do DVD Comemorativo do Centenário de Salto Grande no Data-Show, de
aproximadamente 35 minutos. Depois o mesmo foi repassado pelas fotos antigas para
mostrar como esses espaços se encontram hoje.
Devido
ao grande interesse dos alunos, já que muitos não moravam e não tinham nascido
na cidade, decidimos fazer com que esta aula virasse um Projeto.
Na
segunda aula, também no Data-Show a professora apresentou uma ferramenta que
não conheciam: o Google Mapas.
Como a maioria dos alunos eram humildes
e não tinham tal conhecimento, eles ficaram encantados com a visualização da
cidade vista de cima e puderam caminhar pelas ruas e encontrar suas casas ou
pontos turísticos. Fizeram muitas perguntas.
Na terceira aula foi impresso o Hino à Salto Grande (sempre em letras maiúsculas e fonte grande para melhor compreensão e leitura) para que pudessem digitar no Microsoft Word 2007.
Os alunos, que participam da Aula de Informática
desde o início do ano letivo tiveram facilidade em copiar o texto, mesmo
aqueles que tinham muita dificuldade com as palavras
se saíram bem.
Na última aula a Instrutora imprimiu o Histórico da Cidade e abriu em todas as máquinas o programa PowerPoint para os alunos escreverem e depois virem como ficaram suas apresentações. Como o conteúdo era um pouco extenso foram necessárias duas aulas para o término.
Agradeço à minha turma do EJA noturno por me ajudarem a ser uma pessoa melhor, com mais paciência, mais amor e gratidão! Obrigada
ANEXOS
HINO
DE SALTO GRANDE - SP
CONTEMPLANDO A NATUREZA,
COM FÉ E AMOR, O MAIS PURO,
DEUS TRAÇOU NOSSO FUTURO.
SALTO GRANDE, MINHA TERRA,
TERRA DE SONHO E VENTURA,
QUE TANTA BELEZA ENCERRA,
EM SEUS CAMPOS PLENOS DE VERDURA.
SALTO GRANDE, MINHA TERRA,
TERRA DE SONHO E VENTURA,
QUE TANTA BELEZA ENCERRA,
EM SEUS CAMPOS PLENOS DE VERDURA.
QUANDO O SERTÃO ERA INTENSO,
NAS PARAGENS BRASILEIRAS,
GRUPO DE HOMENS BANDEIRAS.
SALTO GRANDE, MINHA TERRA,
TERRA DE SONHO E VENTURA,
QUE TANTA BELEZA ENCERRA,
EM SEUS CAMPOS PLENOS DE VERDURA.
SALTO GRANDE, MINHA TERRA,
TERRA DE SONHO E VENTURA,
QUE TANTA BELEZA ENCERRA,
EM SEUS CAMPOS PLENOS DE VERDURA.
O TEU RIO QUANDO CONTEMPLO,
PONTILHADO DE ILHAS LINDAS,
E O CÉU QUE É UM TEMPLO,
TEMPLO SACRO DE ORAÇÕES INFINDAS.
SALTO GRANDE, MINHA TERRA,
TERRA DE SONHO E VENTURA,
QUE TANTA BELEZA ENCERRA,
SALTO GRANDE, MINHA TERRA,
TERRA DE SONHO E VENTURA,
QUE TANTA BELEZA ENCERRA,
EM SEUS CAMPOS PLENOS DE VERDURA.
SE UM DIA POR DESVENTURA,
MORRER BEM LONGE DAQUI,
PEÇO TER A SEPULTURA,
NESSA TERRA ONDE NASCI.
SALTO GRANDE, MINHA TERRA,
TERRA DE SONHO E VENTURA,
QUE TANTA BELEZA ENCERRA,
EM SEUS CAMPOS PLENOS DE VERDURA.
SALTO GRANDE, MINHA TERRA,
TERRA DE SONHO E VENTURA,
QUE TANTA BELEZA ENCERRA,
EM SEUS CAMPOS PLENOS DE VERDURA.
HISTÓRIA DE SALTO GRANDE – SÃO PAULO
NO DIA 7 DE ABRIL DE 1886, POR ORDEM DO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DE SÃO
PAULO, FOI DADO INÍCIO À EXPLORAÇÃO DO RIO PARANAPANEMA. TEODORO SAMPAIO, EM
RELATÓRIO DE SUA VIAGEM EXPLORADORA, ACERCA DO ÚLTIMO POVOADO POR ELE
ENCONTRADO NESSE SÍTIO, RELATA O SEGUINTE: ERGUEU-SE AGORA PEQUENA POVOAÇÃO A
MARGEM PAULISTA. SEUS HABITANTES TODOS MUITO POBRES E COM PEQUENAS LAVOURAS DE
CEREAIS, QUE APENAS DÃO PAR O CONSUMO LOCAL. COMO LUGAR INSIPIENTE, NÃO TINHA
NESTA DATA NEM COMÉRCIO NEM MESMO COMUNICAÇÃO POSTAL COM OUTROS MUNICÍPIOS
VIZINHOS.
NO RELATÓRIO PRESIDENCIAL DE 1864, HÁ
REFERÊNCIAS A UMA PRIMEIRA TENTATIVA DE ALDEIAMENTO EM SALTO GRANDE DO
PARANAPANEMA OU CACHOEIRA DOS DOURADOS. FREI PACÍFICO DE MONTE FALCO, TRAZIDO
DA ITÁLIA EM 1843 PELO BARÃO DE ANTONINA, ENCARREGAVA-SE DA CATEQUESE DOS
ÍNDIOS CAIUÁS E XAVANTES QUE NA ÉPOCA VIVIAM AQUI POR ESTAS TERRAS.
O ALDEIAMENTO DEU ORIGEM AO PATRIMÔNIO DO
SALTO GRANDE DO PARANAPANEMA, PROPRIAMENTE DITO E REMOTA DE 1860, ORIGINADO
PELA ESCRITURA PÚBLICA DE DOAÇÃO DE 1860, TRANSCRITO NO CARTÓRIO DE REGISTRO DE
IMÓVEIS DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO SOB O Nº 1.193, NA QUAL CONSTA COMO DOADORA
DONA ANTONIA MARIA BATISTA E SEU FILHO JOAQUIM ANTONIO MOREIRA.
O DISTRITO DE SALTO GRANDE FOI CRIADO PELO
DECRETO LEI Nº 155, DE 14 DE ABRIL DE 1891. FOI ELEVADA A CATEGORIA DE VILA
PELA LEI ESTADUAL Nº 1038, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1906. E EM 27/12/1911,
TORNOU-SE MUNICÍPIO DE ACORDO COM A LEI Nº 1294, OCORRENDO O DESMEMBRAMENTO DO
MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO.
A LENDA DO TIBAGI QUE RECEBERA O GOLPE
INICIAL DE TEODORO SAMPAIO, PROVANDO, COM SUA EXPLORAÇÃO, A IMPOSSIBILIDADE DO
ENTROSAMENTO EM MODA DAS VIAS FÉRREAS E FLUVIAIS, CAIU POR TERRA. ENTRETANTO, O
SALTO GRANDE DO PARANAPANEMA RECEBEU DE ALFREDO MAIA, ENGENHEIRO E DIRETOR DA
ESTRADA DE FERRO SOROCABANA, EM 1905, RÉGIO PRESENTE DOS TRILHOS, O QUE
CONSTITUI SALTO GRANDE, “FIM DE LINHA” ATÉ 1912. O DISTRITO DE PAZ DE SALTO
GRANDE DO PARANAPANEMA FOI CRIADO PELO DECRETO LEI Nº 155, DE 14 DE ABRIL DE
1891. FINALMENTE, POR FORÇA DA LEI ESTADUAL DE Nº 1.887, DE 08 DE DEZEMBRO DE
1.922, O MUNICÍPIO PASSOU A CHAMAR-SE SALTO GRANDE.
O MUNICÍPIO, QUE POSSUI UMA EXTENSA ÁREA
TERRITORIAL COM 211,10 KM2, APRESENTA UMA TEMPERATURA MÁXIMA DE 38º C E MÍNIMA
DE 12º C. SUA HIDROGRAFIA, PRINCIPAL ATRIBUTO NATURAL DO MUNICÍPIO, É BASTANTE
AMPLA E SIGNIFICATIVA E É FORMADA PELA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARANAPANEMA.
SALTO GRANDE, QUE ESTÁ LOCALIZADO A SUDOESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, A UMA
ALTITUDE DE 377 METROS, TEM COMO LIMITES AO NORTE, O MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO DO
SUL; A OESTE, O MUNICÍPIO DE IBIRAREMA; A LESTE, O MUNICÍPIO DE OURINHOS, E AO
SUL, O MUNICÍPIO DE CAMBARÁ, ESTADO DE PARANÁ.
PARA EFEITO DE AÇÕES DE PLANEJAMENTO DE
AÇÃO DO GOVERNO ESTADUAL, SALTO GRANDE INTEGRA A REGIÃO DE GOVERNO DE OURINHOS,
COMPOSTA POR 10 MUNICÍPIOS E A REGIÃO ADMINISTRATIVA DE MARÍLIA, COMPOSTA POR
45 MUNICÍPIOS.
O MUNICÍPIO DE SALTO GRANDE, POR SUA
LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA NO ENTRONCAMENTO DA ANTIGA ESTRADA DE FERRO SOROCABANA
COM O RIO PARANAPANEMA, LIMÍTROFE COM O ESTADO DO PARANÁ, ÀS PORTAS DO MERCOSUL
TEM, ATRAVÉS DE SEU SISTEMA REGIONALIZADO DE TRANSPORTE, UMA IMPORTÂNCIA
RELEVANTE PARA A REGIÃO E PARA O ESTADO, POIS É ATRAVÉS DELE QUE É DISTRIBUÍDA
E ESCOADA A PRODUÇÃO, BEM COMO FACILITADA A LOCOMOÇÃO DA POPULAÇÃO TANTO LOCAL,
QUANTO DAS REGIÕES VIZINHAS.
O SISTEMA RODOVIÁRIO NA REGIÃO
APRESENTA UMA REDE BEM DISTRIBUÍDA, POIS O MUNICÍPIO LOCALIZA-SE ÀS MARGENS DA
RODOVIA RAPOSO TAVARES E ESTÁ LIGADO A OURINHOS, ASSIS MARÍLIA E A PRESIDENTE
EPITÁCIO POR ESSA RODOVIA E A SÃO PAULO, PELA RODOVIA CASTELO BRANCO, ALÉM DA
FACILIDADE DE LIGAÇÃO COM O PARANÁ, ATRAVÉS DA ESTRADA SALTO GRANDE - CAMBARÁ,
O QUE GARANTE ACESSO FACILITADO AO MERCOSUL. O MUNICÍPIO POSSUI CERCA DE 250
QUILÔMETROS DE ESTRADAS VICINAIS.
HISTORICAMENTE, SALTO GRANDE DEVERIA
SE TORNAR O LOCAL DE ENTRONCAMENTO RODO-FERROVIÁRIO ENTRE SÃO PAULO - PARANÁ,
FATO ESTE NÃO OCORRIDO POR CONTA DOS INTERESSES DOS CORONÉIS PRODUTORES DE
CAFÉ, À ÉPOCA, QUE ENVIDARAM ESFORÇOS E CONSEGUIRAM TRANSFERIR O PARQUE
FERROVIÁRIO PARA OURINHOS. NESTA ÉPOCA, CABE RESSALTAR, SALTO GRANDE ERA
COMARCA E OURINHOS SUA CIRCUNSCRIÇÃO.
EM RELAÇÃO À EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO DO
MUNICÍPIO, SALTO GRANDE APRESENTA-SE COM UMA POPULAÇÃO RESIDENTE ESTÁVEL, QUE
VEM MANTENDO SUA ATUAL TAXA ANUAL DE CRESCIMENTO E, IGUALMENTE, MANUTENÇÃO DE
SEU POTENCIAL ECONÔMICO E SOCIAL, SOFRENDO UM PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
SEMELHANTE AO OBSERVADO PARA OS DEMAIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE GOVERNO DE
OURINHOS.
Ginástica Terapêutica
Professoras
Maria Alessandra Dubowski Nascimento
Neuza de Abrantes Bianconi
Jucemara Marião Baugis
Objetivos
Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a importância da Ginástica e seus benefícios.
Conhecer a ginástica terapêutica Lian Gong e Tai Chi Chi Kung
Série
5º Ano A – manhã, da professora Gislaine Viganó, mas pode ser aplicada para todas as séries.
Material utilizado
Computadores, Data-Show do Proinfo, Caixa de Som, DVD, CD, Câmera Fotográfica Digital, Câmera de Vídeo Digital.
Desenvolvimento
Fazer uma chamada temática sobre Ginástica
Comentar a importância da atividade física e principalmente a ginástica (alongamento);
Perguntas aos alunos sobre o conteúdo do site mostrado (Onde sugiu o Lian Gong?, Quem criou e que trouxe para o Brasil?, Benefícios e duração?, Quem pode praticar?)
Aula prática com os alunos na quadra da escola
Conteúdo da aula
Pesquisa em sites da internet sobre o assunto desenvolvido: Ginástica
Assistir o vídeo e fazer com que as crianças conheçam os movimentos
Demonstrar o treinamento
Vídeos na internet no Data-Show:
- Site oficial Lian Gong no Brasil: http://liangongbrasil.com.br/
- Karatê Kid 2010: http://www.youtube.com/watch?v=mFrRKn4QTt4
- Kung Fu Panda 2 :http://www.youtube.com/watch?v=YIW5oo-8NYw
- Vídeos das práticas:
- DVD de Lian Gong em 18 Terapias
- DVD com vídeo de treinamento de Tai Chi Chi Kung dos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
Duração das Aulas
2 aulas de 50 minutos distribuídas em 2 dias: 18/05/2012 aula na Sala de Informática e 21/05/2012 aula na Quadra da Escola.
Aula 2
As mídias utilizadas foram: aparelho de CD, caixa de som e microfone.
Aula 1
No dia 18 de maio de 2012 colocamos nosso Plano de Aula em prática e fomos para a Sala de Informática da EM Coraly. Instalamos o Data-Show do Proinfo e entramos na internet para apresentação do conteúdo pesquisado anteriormente pelas professoras.
Também colocamos as cadeiras em ordem para que as crianças ficassem bem acomodadas ao assistir os vídeos e fizessem a interação com as professoras.
A professora de Educação Física iniciou os trabalhos e filmamos sua apresentação para os alunos com a página inicial do Site oficial Lian Gong no Brasil e depois com os Trailers dos filmes Kung Fu Panda 2 e Karatê Kid 2010.
Enquanto a professora de Educação Física
Neuza explicava o conteúdo, fazia perguntas
aos alunos, a Instrutora de Informática Maria
Alessandra mudava os links das páginas e a
professora Jucemara fotografava, filmava e
fazia as anotações.
Neuza explicava o conteúdo, fazia perguntas
aos alunos, a Instrutora de Informática Maria
Alessandra mudava os links das páginas e a
professora Jucemara fotografava, filmava e
fazia as anotações.
Após a explanação sobre o tema Ginástica Terapêutica com os DVDs, os alunos fizeram alguns exercícios de aprendizado.
Aula 2
Na aula prática de ginástica terapêutica os alunos foram levados à quadra da escola no seu horário da aula de Educação Física com a professora Neuza, que vestiu seu Quimono, no dia 21 de maio de 2012.
Professora Neuza Bianconi |
As mídias utilizadas foram: aparelho de CD, caixa de som e microfone.
Iniciou-se também os trabalhos com uma gravação das técnicas do Tai Chi Chi Kung que está disponível no blog das professoras.
Os alunos seguiram as instruções e a aula foi um sucesso!
Vídeo do Projeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário