Estudos Híbridos



 Aprendendo as horas

      Aula a ser aplicada na semana de 19 a 23 de maio com os alunos do 4º Ano A de PIQ. São alunos com dificuldades de aprendizagem, onde entre dez, somente um sabe utilizar o relógio analógico.
Objetivo da aula/Problema
O que você quer que seus alunos saibam ou sejam capazes de fazer ao final da aula?
·         Façam a leitura das horas em relógios analógicos.
Avaliação/como irei medir?
Descreva como você vai verificar se eles aprenderam:
·         Com os relatórios de desempenho da Khan Academy;
·         Perguntas orais;
·         Respostas nas fichas de acompanhamento em uma das estações;
Qual pergunta o aluno deverá responder ou qual atividade deverá desempenhar?
·         Eu sei usar o relógio e ver as horas sozinho?
Que instrumento será usado para fazer a verificação?
·         Plataforma Khan Academy nos computadores:
·         Lista de exercícios a ser preenchida;
·         Jogos para estimular a compreensão.
Organização da sala
Como a sala estará organizada? Qual modelo híbrido você irá usar?
Modelo de rotação por estações:
1ª Estação: Computadores logados na área dos alunos na Khan Academy com o conteúdo proposto: Tabuada do 5, Leitura e ajuste de relógios e Contagem do tempo em relógios que mostram os números. 
 2ª Estação: No chão da sala os alunos utilizarão o dinheiro do Jogo da Vida e do Banco Imobiliário para fazer a contagem de 1 em 1; 5 em 5 e de 10 em 10. Para tal tarefa, terão auxílio do dado e da roleta e da tabuada móvel.
3ª Estação: Com um relógio analógico e um despertador em cima de uma mesa os alunos deverão preencher listas com atividades propostas.
  

Professor
O que você estará fazendo?
·         Eu sou a Instrutora de informática e explicarei aos alunos o que deverá ser feito em cada uma das estações.
·         A professora da sala auxiliará nas 2ª e 3ª estações, enquanto eu ajudarei no que for preciso os alunos na 1ª estação.
Aluno
O que os alunos estarão fazendo?
·         Utilizando os conteúdos das Khan para aperfeiçoar seus conhecimentos sobre horas;
  
·         Jogando com o dinheiro, dado e roleta e marcando os resultados
·         Trabalhando com o relógio e o despertador para responder a lista de tarefas.
Tempo necessário
Tempo para cada etapa (incluir as transições)
·         Serão utilizadas duas aulas de 55 minutos cada em dias diferentes.
·         Cada etapa durará no máximo 20 minutos.
·         As transições serão rápidas, pois as estações estarão perto.
Recursos
Material necessário ou qual plataforma será
·         Plataforma Khan Academy nos computadores;
·         Jogo da Vida da Estrela;
·         Banco Imobiliário;
·         Relógio Analógico;
·         Despertador Analógico;
·         Ficha de atividades, lápis e borracha;
·         Rascunho para marcação das horas, lápis e borracha;
·         Tabuada móvel.
Mais fotos em Facebook EM Coraly


Narciso e Eco

Este plano de aula será aplicado após a professora Wilza Goulart do 5º Ano B já ter trabalho o texto de mitologia Narciso do Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor que faz parte do projeto Uma lenda, duas lendas, tantas lendas do Projeto Ler e Escrever da Secretaria de Educação Estadual de São Paulo.



Nesta semana, ela pedirá aos alunos para levarem seus livros do aluno para casa e estudarem com os pais a lenda, contar oralmente a história à eles. No dia seguinte filmaremos a contagem por um dos alunos para toda a sala e na sexta-feira, dia 23/05/2014 aplicaremos o modelo híbrido de laboratório racional.
 

Vídeo da Apresentação do teatro



  
Maratona de Matemática 1





Maratona de Matemática 2
 Continuação da aula anterior na segunda parte da Maratona de Matemática foram utilizadas 4 estações com exercícios distribuídos de acordo com conhecimentos diferentes em matemática, utilizando materiais, computadores e muita transpiração! Os alunos aprenderam brincando conceitos novos e já conhecidos.  
 
 
  Fotos desta aula no nosso facebook: Matemática Divertida
Feedback da Instrutora Maria Alessandra sobre a aula  


Autoconhecimento com alunos do 2º A e B
 
Aulas diferentes, divertidas para crianças curiosas e inteligentes! Experimentos em Estudos Híbridos com a Instrutora de Informática Maria Alessandra em parceria com a Fundação Lemann e Instituto Península. Artes - Carômetro com os segundos anos.  
   
 


Apresentação da Instrutora Maria Alessandra sobre a primeira fase das experimentações em estudos híbridos no Colégio Dante Alighieri em São Paulo


      
 
Aula sobre personalização do ensino com o tema Sistema Solar aplicado aos alunos 
 dos 3º anos B e C

 
           


 Laboratório Rotacional sobre os meios de comunicação com o 4º Ano A da professora Maria Aparecida    

     


Rotação Individual de gêneros textuais com o 4º Ano A da professora Maria Aparecida

       


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário