História da Escola Coraly

    Em 21 de agosto de 1964, foi criado através da Delegacia de Ensino Elementar de Santa Cruz do Rio Pardo, no município de Salto Grande e instalado no dia 11 de outubro de 1964 o Segundo Grupo Escolar de Salto Grande, situado à Rua Rodrigues Alves, 125.
Essa escola contava com seis salas de aula e estava inscrita na Delegacia do Ensino Elementar como sendo da quarta categoria, e o inspetor responsável da região era o Senhor Luís Cordoni.
   Como primeiro diretor interino respondeu pelo cargo a senhora Elzira Prado Nunes, que também era professora da escola. O quadro docente dessa nova escola se compunha de cinco professoras efetivas: a diretora interina Elzira, Ernestina Alves, Coraly de Souza Freire e Helsingford Correa Pelegrini.
    No ano de 1965, o quadro docente se apresentava com o cargo de diretor o sr. Péricles Pinheiro, e os professores: Maria Candida Gama Figueira, Luzia Baracat Menardi, Coraly de Souza Freire, Elvira Barreto, Helsingford Correa Pelegrini, Isaura Bernardes, Joana Alzira Magosso, Darci Ascani Antonelli, Dirce Nóbrega, Antonio Tadeu Ferreira, Analice Fernandes Obreli, Lucélia Baracat. Em dezembro deste ano, a direção ficou sob a responsabilidade do prof. Alfredo Cubas, passando no ano de 1966 à Profª Coraly de Souza Freire.
No ano de 66, o quadro de professores era: Coraly de Souza Freire, Latif Antonio Direne, Olinda Moreira Varalta, Maria Célia Segala, Valéria Jarussi, Eny Saraiva, Maria Candida Gama Figueira e Hercilia de Souza Freire.
   Após o dia 12 de outubro de 1966, quando do falecimento da Profª Coraly, a direção da Escola passou para a Profª Maria Candida, até a vinda da Profª Iolanda Cardia Barbosa, no ano de 1967.
   Em 1968, o Segundo Grupo Escolar passou a chamar-se Grupo Escolar Profª Coraly de Souza Freire. O quadro de professores era: Latif Antonio Direne (diretora), Hercilia de Souza Freire, Eny Saraiva, Maria Alice Silva Fantinati, Ilma Negrão de Toledo Freitas, Darcy Gomes de Moraes Barbin, Maria de Lourdes Mello, Ivone Maioral Ribeiro Pedro. A escola ficou assim funcionando até 1974.
   Em 1975, em virtude de uma reorganização da rede física, nas três escolas do município, foram extintas e agrupadas no Colégio Estadual Pe. Mário Briatore, que vem a ser hoje a Escola Estadual Pe. Mário Briatore, ficando, portanto, o prédio da escola Coraly desativado, situação essa que permaneceu até o final de 1982.
   O prédio se encontrava depredado e em péssimas condições de conservação, foi reformado e recuperado graças a atuação do então prefeito Prof. João Carlos Pocay e do Delegado de Ensino Prof. Péricles Jandir Zanoni.
   Em 1984 foi criada a EEPG Profª Coraly de Souza Freire, pois nessa época funcionavam cinco classes de 1ª a 4ª séries do primeiro grau, sendo o quadro de professores o seguinte: Maria Antonieta de Camargo Tonin, Marlene Coronado Ferreira Marques da Silva, Abigail Ramalho Conte, Anna Flora Biondi Ferreira, Olga Ramalho da Rocha, Rosalba Minillo Silva Ramos. O diretor era o prof. José Conte Filho, o escriturário era Claudinei Antonangelo, a merendeira era Dina Maria Prenzler e o servente Anselmo Ramos.
  Pelo Decreto nº 21922, publicado a 01/02/1984, a escola passou a se chamar definitivamente Escola Estadual de Primeiro Grau Profª Coraly de Souza Freire, deixando de ser a escola agrupada e contanto com seus próprios professores em virtude do crescimento do alunado.
   Em 1984 o diretor era o Prof. José Conte Filho. De 1985 até agosto de 1988 a diretora era Anna Flora Bionde Ferreira. De setembro de 1988 até novembro de 1989 a diretora foi Fátima do Carmo Silva Galvani, em substituição à Senhora Maria de Lourdes Pocay, que se encontrava afastada junto a Delegacia de Ensino de Ourinhos. De dezembro de 1989 até 1992 o diretor foi novamente o Prof. José Conte Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário