Leituras Proinfo

Mídias e educação no contexto escolar

A forma de comunicação tem sido alterada  com o uso dos novos equipamentos midiáticos, e isso tem modificado não somente o olhar sobre o mundo, mas o próprio homem. Assim se faz necessário uma reflexão sobre os meios de comunicação em nossas vidas,  no aspecto tanto  político como cultural e econômico,   podendo  optar por mídias apropriadas aos nossos interesses pessoais e coletivos. Os sinais da crescente necessidade de expressão pública e apropriação do espaço midiático como o uso de espaços de compartilhamento entre eles o Youtube. Há também uma explosão do uso das mídias para a comunicação interpessoal, principalmente entre os mais jovens.          
O tempo gasto na WEB ou na TV segundo pesquisas é maior que o tempo gasto com leitura impressa, mas para alguns outros pesquisadores o produto da mídia implica tanto numa leitura de textos escritos quanto dos textos sonoros ou visuais transmitidos pela mídia entre outros recursos, por isso é preciso ampliar o conceito de alfabetização, sendo incluídos nela outros suportes de transmissão de mensagens, que são tão importantes para o jovem quanto às formas de alfabetização tradicional. Não há mídia que não possa ser usada na escola, aliás, é necessário que seja usada e que a escola auxilie os alunos na reflexão sobre porque e como utilizar. O mapeamento feito na pesquisa revela muitas faces do uso da tecnologia nas escolas, em muitos dos casos o que ocorre é a dificuldade dos professores se aprofundarem no uso das tecnologias com seus alunos já que muitas das vezes o aluno conhece mais que o próprio professor,  esta  a dificuldade em ser um mediador, para reflexão do aluno. As dificuldades parecem ser as mesmas onde  leciono, muitas vezes o medo de arriscar e não conseguir  concluir um trabalho utilizando as tecnologias  intimida tentativas mais ousadas.


Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo

O aluno carrega consigo uma visão do mundo a sua volta e também do currículo, cabe ao educador distinguir os que se adequam as necessidade dos alunos.
Temos muitas matérias no atual currículo, mas nos anos iniciais seria bem melhor se os alunos tivessem um grande aprendizado em português e matemática e socialização com os outros alunos e corpo escolar do que várias matérias
O papel do currículo é abrangente ele não organiza somente o que se ensina, mas também todo o núcleo da educação. Através de um debate com o currículo se pode respeitar o tempo de cada educando aprender, pois cada educando tem um ritmo de aprendizagem.
Também seria ideal que cada aluno pudesse pertencer a uma sala de acordo com o seu conhecimento prévio, pois ministro aulas para várias crianças que tem um grande potencial e perde parte dele revendo o que já sabem. O contrário também ocorre, pois há muitos alunos em séries finais do ensino fundamental com dificuldades em acompanhar o desenvolvimento dos outros alunos.
E o professor? Tem que se guiar pelas imposições dos governos que a cada dia envia diferentes conteúdos e estafam tantos os discentes quantos os docentes, aumentando a cobrança e com o salário Ó! rs.



WIKI

Lendo o artigo de Jaime Balbino (2007) sobre a Wikipédia lembrei das Enciclopédias que me acompanharam em todo o meu processo ensino-aprendizagem e até a faculdade: Conhecer e Larousse. Ainda as tenho guardadas e de vez em quando recorro aos livros ao invés de pesquisar na internet.
Com as tecnologias evoluindo hoje temos muito mais facilidades com todo esse conteúdo à um clique do mouse. Sem dúvida esta nova forma de relacionar o conhecimento é uma revolução no modo de adquirir, entender, repensar e utilizar a informação.
Em sua página principal, temos muitos detalhes como Eventos Recentes, neste Dia, Imagem do Dia e Sabia que, além da pesquisa – é claro – onde vemos assuntos interessantes.
Por ser colaborativa e hoje ter um modo de controle do que é editado (o que não havia quando foi criada), podemos tranquilamente trabalhar esta poderosa ferramenta com os nossos alunos em sala para enriquecer nossas aulas e levá-los à busca de novidades e conhecimentos diversos para seu crescimento.

Síntese do texto “Num mundo wiki, uma escola idem – Parte I de Jaime Balbino, disponível em: http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070115.php

Ótima notícia para que utiliza a Ferramenta Wikipédia 

Entrevista: Oona Castro - Com parceria acadêmica, Wikipédia quer mais brasileiros


 A representante no Brasil da Wikimedia Foundation, que mantém a enciclopédia colaborativa, trabalha para aprimorar verbetes e atrair usuários.

  Saiba mais em: http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/com-parceria-academica-wikipedia-quer-mais-brasileiros



HIPERTEXTO

A definição de hipertexto de um dos maiores estudiosos sobre o assunto atualmente: Pierre Lévy.
“Tecnicamente, um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos ou partes de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Navegar em um hipertexto significa portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira“ (LÉVY, 1993, p. 33).

Segundo a tese de Ana Elisa Ribeiro (Trabalho apresentado no GT Hipertexto: que texto é esse?, no XI Simpósio Nacional de Letras e Lingüística e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, Uberlândia, nov. 2006 In LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: 34, 1993. (Coleção TRANS))

Para mim o hipertexto é uma experiência na qual um texto, imagem, som, vídeo liga-se a outro conteúdo de mesmo assunto ou área para navegarmos na internet ou para procurar alguma informação em um dicionário. Não necessitamos ter uma ordem lógica para ir e voltar. Podemos, por exemplo, começar em um assunto e chegar à um local diferente da pesquisa inicial mas que pode nos trazer outros conhecimentos (em um site educacional para procurar uma aula de matemática e encontrar outras aulas ou projetos de matérias diferentes.

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