Nome das Professoras: Elizangela Romera Martins
Maria Alessandra Dubowski Nascimento
Silvana Camargo Lima Moralez
Nome da Escola: E.M. Profª Coraly de Souza Freire
Série: 3º ano A
Número de alunos: 23
Problemática a ser estuda: Contos.
Objetivos: - Identificar personagens de contos de fadas: princesas, lobo-mau,
- identificar letras e palavras conhecidas, presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens.
- Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar.
- Valorizar o conto (popular e de fadas) como parte da tradição dos povos.
- Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos e bilhetes), explorando a linguagem oral e escrita.
Justificativa: Os contos estão envolvidos no mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta, par proporcionar emoções e vivências.
Conteúdos: Reescritas, interpretação, bilhete, matemática, situações problemas e quantidades.
Disciplinas envolvidas: Português, matemática, ciências, história, geografia e informática.
Metodologia: - Leitura de contos de fadas e histórias infantis.
Recursos a serem utilizados: Internet, softwares, data show, CD de histórias, caixa de som, fone de ouvido, microfone, câmera e filmadora digital, materiais reciclados, livros de contos de fadas e histórias infantis.
Registro de processo:
Sala de Aula: Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura. Apreciação da leitura feita pela professora e alunos. Continuar a história a partir de um ponto estabelecido e elaboração de finais diferentes do original. Listar oralmente as histórias preferidas. Reconhecer títulos de histórias e nomes de alguns personagens.
Aula de Educação Artística: Confecção de fantoches de patos (vide anexo I) com as crianças e exposição das mesmas.
Aula de Informática: Assistir contos no Data-Show pelo canal de vídeos Youtube. Digitação das histórias no Microsoft Word. Jogos e histórias nos computadores. Gravação de narração do teatro do Patinho Feio (ver anexo I).
Softwares a serem utilizados na Sala de Informática: Microsoft Word, Movie Maker, Power Point, Internet (pesquisa no Google e vídeos no Youtube), CD-ROM Contos Clássicos, CD-ROM Tesouros Clássicos, CD-ROM Clássicos Encantados.
Avaliação e recursos esperados: A avaliação será contínua, levando em consideração a realidade do dia a dia de cada criança. A observação será diária através dos processos apresentados pelo educando e de seus trabalhos e produções.
Divulgação ou socialização do projeto realizado: Livrinho, painel, varal de histórias, vídeo, fotos, Blogs das professoras e Facebook.
Referências bibliográficas:
Internet: Contos Fantásticos: O Patinho feito de Walt Disney (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=KmNfGi4xzzg), Música de Vinícus de Moraes: Lá vem o Pato (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=tuvvW-QKneE&feature=related), Google imagens (http://www.google.com/images);
Livros de histórias infantis disponíveis na Biblioteca da Escola;
CDs e DVDs disponíveis na Sala de Informática.
Apresentação de Slide do Projeto
Contos Fantásticos from ledubowski
1. História do Patinho Feio
Alunos interagindo com a história na Sala de Informática
Os alunos assistiram a historinha do Patinho Feio (ver vídeo acima) várias vezes para gravarem o conteúdo e a moral do conto.
Pintura no Paint: os alunos criaram suas versões em forma de desenho do Pato no software Paint.
Após ouvir o conto os alunos digitaram suas próprias histórias utilizando o Software Microsoft Word 2007
em outra aula de informática os alunos desenharam suas versões do Patinho Feio:
O Pato pateta
Comeu um pedaço
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
O Pato pateta
Aprendendo a música Lá vem o Pato
3. Fantoche de Pato
Modelo disponível no site: Fantoche de Pato
Conteúdos e aulas
Alunos interagindo com a história na Sala de Informática
Os alunos assistiram a historinha do Patinho Feio (ver vídeo acima) várias vezes para gravarem o conteúdo e a moral do conto.
Pintura no Paint: os alunos criaram suas versões em forma de desenho do Pato no software Paint.
Após ouvir o conto os alunos digitaram suas próprias histórias utilizando o Software Microsoft Word 2007
em outra aula de informática os alunos desenharam suas versões do Patinho Feio:
Prática da Música Lá vem o Pato
Qüén!
Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén!
Qüen! Qüén! Qüen!
Qüén!
Qüen! Qüén! Qüen!
Lá
vem o Pato
Pata
aqui, pata acolá
Lá
vem o Pato
Para
ver o que é que há...(2x)
O Pato pateta
Pintou
o caneco
Surrou
a galinha
Bateu
no marreco
Pulou
do poleiro
No
pé do cavalo
Levou
um coice
Criou
um galo...
Comeu um pedaço
De
genipapo
Ficou
engasgado
Com
dor no papo
Caiu
no poço
Quebrou
a tigela
Tantas
fez o moço
Que
foi prá panela...
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Quá!
Quá! Quá! Quá Quá!
Quá!
Quá! Quá! Quá Quá!
Lá
vem o Pato
Pata
aqui, pata acolá
Lá
vem o Pato
Para
ver o que é que há...(2x)
O Pato pateta
Pintou
o caneco
Surrou
a galinha
Bateu
no marreco
Pulou
do poleiro
No
pé do cavalo
Levou
um coice
Criou
um galo...
Comeu
um pedaço
De
genipapo
Ficou
engasgado
Com
dor no papo
Caiu
no poço
Quebrou
a tigela
Tantas
fez o moço
Que
foi prá panela...
Quebrou
a tigela
Tantas
fez o moço
Que foi prá panela...
Aprendendo a música Lá vem o Pato
2. Varal de Histórias
Pintura em sala de aula do Varal de Histórias
Apresentação da história do Patinho Feio em sala de aula
Apresentação da história do Patinho Feio em sala de aula
3. Fantoche de Pato
Os alunos farão a
confecção de fantoches de pato para acompanhar a gravação da música O Pato de
Vinícius de Moraes.
Modelo disponível no site: Fantoche de Pato
4. Teatro O Patinho Feio
Narrador
- Numa manhã de Primavera, sentada no seu ninho, a Dona Pata estava à espera
que de cada ovo saísse um patinho.
Cheia de paciência ali estava no seu ninho
muito bem instalada. Dona Pata já sonhava ver a sua linda ninhada.
Cinco ovinhos estalaram. Só um é que não
rachou.
Dona Pata - Que é que se
passa?
Perua - Será que é mesmo
um ovo de pata?
Galo - Se calhar é de
galinha
Narrador
- Quando finalmente se abriu, Dona Pata, muito aflita, nem acreditou no que
viu. O filhinho que nascera não era como os outros patinhos. Era grande, escuro
e meio depenado e toda a quinta comentou que a mãe pata chocara um ovo
enganado.
Mesmo assim, Dona Pata, que era uma pata
muito dedicada, levou para nadar no lago toda a sua ninhada. E todos os seus
filhinhos nadaram muito bem. Mergulharam, deram cambalhotas… E o patinho feio
nadou como ninguém.
Mas os irmãos não gostaram e ficaram cheios
de inveja.
Irmãos patinhos – queríamos que tu
te fosses embora.
Narrador
- e o patinho, muito triste, disse:
Patinho feio - Está bem. Assim
seja.
Narrador
- Dona Pata nem reparou no sucedido. Chamou os patinhos um por um. Mas, como só
sabia contar até cinco, pensou que não faltava nenhum. O patinho feio caminhou,
voou, viveu aventuras, escapou de perigos… Mas, o pior é que não encontrava
amigos. Andou metade da sua vida a fugir de caçadores e procurou não ser a
comida de muitos predadores. O tempo passou. O patinho cresceu…E, certo dia, no
reflexo das águas serenas do regato descobriu que era um cisne e não um pato.
Afinal não era assim tão feio. De pescoço
esguio e bela plumagem o cisne ficou muito feliz ao ver pela primeira vez, a
sua nova imagem.
E outros cisnes se juntaram, nas águas
serenas do regato, como se dissessem ao nosso amiguinho “tu nunca foste um
pato”.
E o patinho feio, olhando para aqueles belos
animais, sentiu um desejo profundo de voar pelo mundo e de conhecer os seus
verdadeiros pais.
Adaptação
do conto de Hans Christian Andersen
Nenhum comentário:
Postar um comentário